Telefone
(54) 3312.4466
Atendimento
Seg. à Sex. 08:30-12:00 | 13:30-18:00 Sáb. 08:30-12:00
Localização
Rua XV de Novembro, 200 Sala 4 Centro | Passo Fundo/RS

Saúde Dentária e Doença Cardíaca estão conectadas

Gosto ruim na boca, sangramentos e dor são sinais de que a saúde bucal não vai bem, mas esses problemas, quando não são tratados, podem desencadear doenças no coração e até causar a morte.

A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias – e outros germes – a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isto pode resultar em doença como a endocardite; uma infecção do revestimento interno do coração. Outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais.

Além de causar problemas cardíacos, os problemas na gengiva também podem prejudicar o tratamento de pacientes com diabete.  Se o paciente tem um abscesso no dente e a gengiva está infectada, esse foco agudo prejudica o controle de glicemia.  No caso de gestantes, a má condição bucal pode desencadear partos prematuros.

Quando o paciente está entubado, é necessário ter a limpeza adequada da boca, porque a flora muda com rapidez e os patogênicos também se proliferam rapidamente. A secreção contaminada na cavidade bucal pode ser aspirada e ir para o pulmão, causando uma pneumonia.

A higiene oral é fundamental para evitar doenças, tendo em vista que a boca é um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Ir ao cirurgião dentista regularmente, que pode ser duas ou três vezes ao ano, dependendo do caso, e ter uma boa higiene oral são as recomendações para manter a saúde bucal.

 

Estamos te esperando!
Agende uma Consulta: (54) 3312-4466