Mau hálito não é doença
As causas mais comuns do mau hálito são as de origem bucal (90 a 95% dos casos). Dentre elas, podemos citar a língua saburrosa e as doenças da gengiva quando não tratadas.
A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva.
As doenças da gengiva, bem como várias outras causas de alteração do hálito podem incluir:
- Dentes semi-inclusos
- Excessos de tecido gengival
- Feridas cirúrgicas
- Cárie aberta e extensa
- Próteses mal adaptadas
- Abscessos
- Estomatites
- Miíase
- Cistos dentígeros
- Câncer de boca.
Todos os casos podem ser facilmente identificados e tratados (ou encaminhadas para tratamento) por um cirurgião dentista experiente.
Em geral, os portadores do problema não percebem que sofrem de mau hálito. Ser abordado por algum amigo ou membro da família pode ser um bom sinal de alerta, assim como os sintomas das doenças bucais citadas acima indicam a necessidade de uma consulta odontológica.
É importante manter a higiene bucal adequada (principalmente o uso de fio dental), evitar o fumo e lembrar de que os líquidos antissépticos bucais não são eficazes para tratar o problema subjacente, apenas promovem alívio temporário.
Estamos te esperando!
Agende uma Consulta: (54) 3312-4466
Fonte: minhavida.com.br
